Notícias Fecomercio

24 de janeiro de 2018

David Friedman defende sociedade sem Estado em entrevista ao UM BRASIL


O professor de Direito da Santa Clara University afirma que o mundo on-line iria se desenvolver sem a intervenção do governo

O físico, economista e professor de Direito da Santa Clara University, David Friedman, defende em entrevista ao UM BRASIL uma organização econômica e social sem a presença do Estado. A entrevista é resultado de parceria entre o canal e o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE).

Na conversa com o presidente do Instituto Mises Brasil, Helio Beltrão, Friedman lembra de sociedades mais primitivas que operavam bem e sem governo, como o norte da Somália e os índios Comanche. Ele cita ainda o caso da Islândia, na era das Sagas, que tinha uma legislação, mas não havia um braço executivo do governo que aplicasse essas leis. “Existem vários exemplos de sociedades que funcionaram sem o que chamamos de ‘governo’. Não sabemos se isso funcionaria no mundo de hoje porque nunca fizemos esse experimento”, diz.

Considerado um dos principais expoentes do chamado “anarcocapitalismo”, Friedman se diz favorável aos acordos particulares. O especialista acredita que o mundo on-line se desenvolveria bem mesmo sem a intervenção do governo e aponta que algumas empresas já vivem essa realidade. Assista a entrevista completa aqui.

 

Voltar para Notícias